
Este foi um dos pratos servidos ao príncipe Nahurito, primeiro na linha sucessória do trono do Japão, quando esteve no Brasil, por ocasião das comemorações dos 100 anos de imigração japonesa. O filé é servido com Purê de Mandioquinha. À parte, fiz um arroz com uvas passas e açafrão (não consigo comer sem arroz) que ficou divino.
A RECEITA
FILÉ MIGNON COM CROSTA DE CASTANHA-DO-PARÁ
FILÉ
1 peça de filé mignon limpo e aparado
3 xícaras (chá) de óleo de milho
1 xícara (chá) de azeite
3 dentes de alho inteiros
1 cebola partida ao meio
1 ramo de alecrim
2 folhas de louro
CROSTA
1 xícara (chá) de castanha-do-pará picada
2 colheres (sopa) de farinha de rosca
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de queijo ralado
Salsinha, pimenta-do-reino e sal a gosto
PURÊ DE MANDIOQUINHA
600g de mandioquinha
1/2 xícara (chá) de leite integral
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de parmesão ralado
MODO DE FAZER
FILÉ
1. Aqueça o óleo misturado ao azeito. 2. Coloque os dentes de alho, a cebola e as ervas. 3. Salgue o filé e coloque na panela para fritar, cuidando para que fique dourado por igual. Reserve.
CROSTA
Prepare uma espécie de farofa
MONTAGEM
1. Fatie o filé em bifes de 3cm de altura (eu fiz um pouco menor, 2cm). 2. Passe somente um lado do filé na farinha de trigo, depois no ovo batido e, em seguida, na farofa. 3. Posicione-os na assadeira com a parte da farofa para cima e leve ao forno bem quente até dourar. Dica de chef: sirva com um pouco de molho rôti, se preferir (eu não fiz).
PURÊ DE MANDIOQUINHA
1. Lave e descasque as mandioquinhas. 2. Cozinhe-as em água levemente salgada; quando estiverem macias, escorra e passe pelo espremedor de batatas. 3. Coloque as mandioquinhas na panela, acrescente o leite e a manteiga; leve ao fogo e cozinhe, misturando até obter uma consistência cremosa. 4. Acrescente o parmesão, ajuste o sal e adicione um pouco de pimenta-branca moída.
Dica: Depois de colocar o leite, eu dei uma processada, para ficar um creme. Senão, fica uns grumos. Não é gostoso.
Mônica