segunda-feira, 15 de setembro de 2008

POLENTATA


Assim é chamado o festival da polenta dos italianos: os primeiros a preparar a receita com fubá, água e sal. Antes, a papa criada pelos gregos no século 5 a.C. com trigo sarraceno ou cevada foi bastante popular entre os romanos e os alemães. Por aqui, a polenta faz sucesso também com o nome de angu – palavra angolana trazida pelos escravos e adotada em Minas Gerais. A receita abaixo ficou uma delícia!!!

Truques & técnicas

Quando leva mais água do que fubá, a polenta fica cremosa e é ótima quente. Com menos água, ela ganha consistência e pode ser cortada depois de esfriar – para fazer um corte preciso, os italianos utilizam barbante em vez de facas.
O fubá pré-cozido cozinha mais rápido que o fubá comum.
Os cozinheiros italianos mais experientes polvilham o fubá na forma de “chuva” sobre a água fervente, mas os iniciantes terão mais sucesso o misturarem à água fria antes de ir ao fogo, para não empelotar.

RECEITA

Polenta ao molho de lula

3 colheres (sopa) de azeite
2 cebolas médias picadas
6 tomates maduros sem pele, cortados em pedaços
¼ xícara de folhas de manjericão
1 pimenta-de-bode sem sementes, amassada
1 quilo de lula limpa, cortada em anéis
Sal a gosto
2 colheres (sopa) de suco de limão

Para a polenta
2 xícaras (300g) de fubá pré-cozido
1 litro de água fria
Sal a gosto
¼ de xícara de azeite
1 ramo de manjericão para decorar

Em uma panela com o azeite, refogue as cebolas, os tomates, o manjericão e a pimenta, com a panela tampada, por dez minutos. Cozinhe, sem tampa, por mais cinco minutos ou até engrossar. Tempere a lula com o sal e o limão. Junte ao refogado e cozinhe, por mais três minutos ou até a lula ficar macia. Prepare a polenta. Em uma panela, misture o fubá e a água fria e leve ao fogo médio, mexendo sempre, por 12 minutos ou até engrossar bem. Tempere com sal e o azeite. Aqueça o molho, despeje sobre a polenta, decore com o ramo de manjericão e sirva. Rende 6 porções.

FONTE: Invenções da Bettina – Revista Cláudia – setembro/2008

Monica

Nenhum comentário: