domingo, 25 de março de 2012

Risoto de funghi secchi, tomates frescos e arroz parbolizado




Sou fã da culinária do Mediterrâneo, que envolve países como Espanha, Grécia, Itália, França, Marrocos e Egito. Claro que cada cultura tem seus pratos específicos, mas a essência dessa cozinha é ser simples, satisfatória e naturalmente saudável. Respeitando o ciclo dos alimentos, permite também composições diferentes, além de uma natural tendência ao improviso.

A variedade de ingredientes, cores, sabores e texturas é imprescindível nesse tipo de gastronomia. De uma maneira geral, está centrada em grãos, azeitonas, azeite de oliva, leguminosas, hortaliças, frutas, vinho, alho, queijo, cebolas, peixe, aves e ovos. Na diferenciação dos vários países, unem-se aos ingredientes as especiarias. Por exemplo, manjerona, alho, canela e azeite significam Grécia, enquanto cominho, pimenta caiena, páprica, canela, limão e algumas vezes, coentro, identificam o Marrocos.



A RECEITA (PARA 2 PESSOAS)


- 3 colheres (sopa) de azeite de oliva

- 5 dentes grandes de alho

- 50 gramas de funghi secchi

- 2 ou 3 - depende do gosto - tomates sem sementes

- Salsinha a gosto

- Parmesão ralado para polvilhar

- Arroz parbolizado



FAÇA ASSIM

1. Cozinhe o arroz como normalmente (não lave) e reserve

2. Numa panela larga - frigideira grande - coloque o azeite. Espere esquentar bem e frite o alho até ficar moreninho. Em seguida, coloque o funghi já hidratado e picado e a salsinha (eu gosto bastante). Mexa rapidamente e desligue o fogo.

3. Coloque o tomate e o arroz. Misture.

4. Polvilhe queijo ralado.

Nenhum comentário: