domingo, 25 de março de 2012

Risoto de funghi secchi, tomates frescos e arroz parbolizado




Sou fã da culinária do Mediterrâneo, que envolve países como Espanha, Grécia, Itália, França, Marrocos e Egito. Claro que cada cultura tem seus pratos específicos, mas a essência dessa cozinha é ser simples, satisfatória e naturalmente saudável. Respeitando o ciclo dos alimentos, permite também composições diferentes, além de uma natural tendência ao improviso.

A variedade de ingredientes, cores, sabores e texturas é imprescindível nesse tipo de gastronomia. De uma maneira geral, está centrada em grãos, azeitonas, azeite de oliva, leguminosas, hortaliças, frutas, vinho, alho, queijo, cebolas, peixe, aves e ovos. Na diferenciação dos vários países, unem-se aos ingredientes as especiarias. Por exemplo, manjerona, alho, canela e azeite significam Grécia, enquanto cominho, pimenta caiena, páprica, canela, limão e algumas vezes, coentro, identificam o Marrocos.



A RECEITA (PARA 2 PESSOAS)


- 3 colheres (sopa) de azeite de oliva

- 5 dentes grandes de alho

- 50 gramas de funghi secchi

- 2 ou 3 - depende do gosto - tomates sem sementes

- Salsinha a gosto

- Parmesão ralado para polvilhar

- Arroz parbolizado



FAÇA ASSIM

1. Cozinhe o arroz como normalmente (não lave) e reserve

2. Numa panela larga - frigideira grande - coloque o azeite. Espere esquentar bem e frite o alho até ficar moreninho. Em seguida, coloque o funghi já hidratado e picado e a salsinha (eu gosto bastante). Mexa rapidamente e desligue o fogo.

3. Coloque o tomate e o arroz. Misture.

4. Polvilhe queijo ralado.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Geleia de Frutas Vermelhas

Adoro fazer geleias. Por isso, retorno a esse blog - tantos anos depois - com a Geleia de Frutas Vermelhas, muito comemorada aqui em casa. Interrompi meus escritos por aqui não porque tenha interrompido minhas peripécias na cozinha, mas um pouco por preguiça mesmo. Depois de um dia corrido de trabalho, casa e filhos, a gente muitas vezes quer que o resto se exploda. E agora são tantas redes sociais, num tempo tão escasso.


Adoro fazer geleias. Estou repetindo de propósito. Quando eu era pequena, na época de morango - e naquele tempo só tinha morango na época de morango -, no final da safra meu avô costumava ir à feira lá pelas 10h30, 11h00 - horário da chepa (será que é XEPA?), como dizem os antigos. Então, ele conseguia comprar as frutas mais baratas e bem maduras. O aroma que vinha da casa dele é inesquecível.


Depois que a geleia estava pronta, ele colocava em vidros reciclados, como chamamos hoje - e distribuía para os filhos e netos. Minha mãe torrava pão de filão, bem fininho e a gente comia quando ainda estava quentinho. Nossa, era uma delícia. Eu às vezes faço a de morango também, mas a de FRUTAS VERMELHAS pode ser em qualquer tempo, porque dá certo com as frutas congeladas.


INGREDIENTES


1. 500 gramas de framboesa


2. 500 gramas de amoras


3. 1 quilo de morangos


4. 800 gramas de açúcar cristal, de preferência, orgânico


5. Suco de 1 limão


MODO DE FAZER


Junte todas as frutas e o açúcar em uma panela de fundo grosso. Vá mexendo. Depois que ferver, abaixe o fogo. Fique atento quando aparecer, na parte de cima do preparo uma espuma. Retire com cuidado, até quase desaparecer. Junte o suco de limão e vá mexendo sempre, para não grudar no fundo. A última parte da geleia é opcional. Eu gosto de retirar a panela do fogo e mixar as frutas, deixando apenas alguns pedaços. Há quem goste dos pedaços inteiros. Depois de mixado, é hora do ponto. Também é opcional. Eu deixo até um ponto de creme. Quando esfria, fica uma geleia mais durinha. Se desligar antes, a consistência é de uma calda grossa.


SIRVA COM torradas, biscoitos, queijo fresco, sorvete de creme, queijo brie quente. Também pode ser colocada em tortas, como o cheesecake ou qualquer outra à base de creme de baunilha.