sábado, 31 de maio de 2008

SAINT PETER NO PAPILLOTE

Papillote. Este é o nome que os franceses criaram para a receita preparada em cartucho de papel alumínio ou manteiga, no vapor ou no forno. Já os italianos chamam de Alcartoccio. As características deste tipo de cozimento é a retenção da umidade, dos nutrientes e de todo aroma. Preparei a receita acima na sexta-feira e foi um sucesso. O destaque fica por conta do alecrim, que marca o sabor. Quem não gosta desta erva, pode substituí-la ou mesmo retirá-la. Na receita original, retirada do site www.ateliergourmand.com.br não vai amêndoas, mas eu coloquei, porque adoro dar o meu toque. A receita dá para 4 pessoas.

SAINT PETER NO PAPILLOTE

Ingredientes
1. 4 filés de Saint Peter
2. 4 dentes de alho, cortados em lâminas
3. Alecrim fresco
4. Manjericão fresco
5. Pimenta do reino
6. Fatias de limão descascadas
7. Amêndoas moídas grosseiramente (opcional)
8. Vinho branco
9. Folhas de papel alumínio.

Modo de fazer
Separe uma folha de papel alumínio onde caiba um filé de Saint Peter e sobre espaço para embrulhar. Espalhe algumas lâminas de alho, pedaços de alecrim e folhas de manjericão. Coloque o filé. Sobre ele salpique sal e pimenta do reino. Se for colocar as amêndoas, é neste momento. Depois, coloque rodelas de limão e regue com o vinho branco. Feche bem. Proceda desta mesma maneira com os outros filés. Coloque no forno ou na panela à vapor (eu coloquei na Tramontina Lion, maravilhosa!!!). Deixe por 20 minutos. Abra e se lambuze. Para acompanhar, arroz e, se quiser, batata souté.
até mais
Mônica

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Pano rápido

Ontem fiz um macarrão que é vapt-vupt. Na verdade, quem veio com essa moda lá em casa foi meio irmão, o Júnior, que é fotógrafo e vocalista de uma banda, a Brega nas Estrelas. Já gravou até um programa onde cantava e ensinava a fazer o macarrão. É feito na panela de pressão e, entre todos os processos - inclusive o de pegar a caixinha do molho, leva meia hora. A criançada adora. Quando a gente tá com pressa, não tem receita melhor.

MACARRÃO DE PANELA DE PRESSÃO
- 1 caixa de molho de tomate (tipo Pomodoro - eu uso esse)
- 1 pacote de macarrão parafuso
- 800 ml de água
- 500 a 800 gramas de carne moída (depende se gosta com mais ou com menos)
- alho, cebola, sal a gosto
- 1 caixinha de creme de leite
MODO DE FAZER
Refogue a carne moída com os temperos já na panela de pressão. Depois de fritinha, coloque o macarrão cru, o molho de tomate e a água. Mexa bem. Tampe a panela. Depois que fizer shh (minha mãe fala assim), conte 5 minutos. Deslique e veja se o macarrão está mole. Tem quem goste mais "al dente" (lá em casa gostam) e outros mais molinho. Se não estiver no ponto, deixe mais dois minutos. Depois que desligar, coloque a caixinha de creme de leite e sirva. Fica uma delícia!

MONICA TOZETTO DE BARROS LEITE

quinta-feira, 29 de maio de 2008

O primeiro

Este é o meu quinto blog, mas estou acreditando, no meu íntimo, ser o primeiro a dar certo. Meu objetivo é dividir, com a generosidade que venho encontrando nos outros blogs que visito, minhas crônicas, os pratos que cozinho em casa. Também, meus pensamentos, conselhos (usa quem quiser), enfim, dizer algo para o mundo, seja o mundo quem for. Tears!